FIQUE POR DENTRO

Aqui você acompanha tudo o que acontece no universo do Grupo Cativa: novidades, campanhas, ações sociais, eventos, lançamentos e muito mais.

Investimento, inovação e valorização das pessoas marcam nova fase do Grupo Cativa em Campo Grande (MS)

Unidade do Grupo Cativa em Campo Grande (MS)
Unidade do Grupo Cativa em Campo Grande (MS)

A unidade do Grupo Cativa em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, iniciou 2026 em uma nova fase de crescimento e modernização ao anunciar uma série de investimentos e melhorias que impactam diretamente a produção, a gestão interna e a rotina dos colaboradores. 

A empresa adquiriu e instalou seis novas máquinas de costura no início de janeiro, para trazer mais precisão e eficiência na produção da marca EXCO, especialmente para peças que exigem cuidados extra com detalhes. 

“São máquinas rápidas, excelentes para trabalhar. É quase zero de retrabalho, a puxada da máquina é ótima, não precisa ficar ajeitando o tecido. As máquinas novas ficaram boas tanto para a costura, quanto para a revisão, porque não tem sobra de linha, não forma bolo de linha”, elogia a costureira Silvania Clarete, que está há oito anos no Grupo Cativa. 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Grupo Cativa (@grupocativa)

Novo sistema de gestão industrial do Grupo Cativa em Campo Grande

Além dos investimentos em maquinário, a unidade do Grupo Cativa em Campo Grande também investiu em tecnologia. A empresa desenvolveu uma plataforma de gestão industrial própria, que integra o acompanhamento da produção e a gestão de manutenção, o que permite que líderes de costura registrem a produtividade das equipes praticamente em tempo real e acionem a manutenção, quando necessária, diretamente pelo sistema. 

A solução funciona por meio de tablets distribuídos pela fábrica e painéis que exibem, em tempo real, indicadores como produtividade das células de costura, chamados de manutenção em aberto e disponibilidade dos mecânicos. O modelo possibilita a tomada de decisões mais rápidas e intervenções imediatas na operação.

Novo sistema de gestão industrial desenvolvido pela unidade do Grupo Cativa em Campo Grande
Novo sistema de gestão industrial desenvolvido pela unidade do Grupo Cativa em Campo Grande

No módulo de manutenção, o sistema direciona automaticamente os chamados ao profissional disponível e com maior afinidade com o tipo de máquina, além de registrar o tempo de atendimento e as causas das falhas. Também é feito o mapeamento dos maquinários em tempo real e controle da troca de layout.

A iniciativa traz mais organização ao processo, reduz paradas na produção e contribui para um ambiente de trabalho mais eficiente e menos estressante para as equipes.

“O novo sistema otimizou bastante o tempo. A gente sabe a produtividade real de cada horário, da fábrica toda. A produtividade melhorou, porque as costureiras conseguem observar a eficiência delas, e elas começam a trabalhar em cima disso. Muito mais fácil do que antes”, afirma a líder de costura, Sônia Maria Fernandes, que completou 10 anos no Grupo Cativa em janeiro. 

A ideia foi concebida pelo gerente Israel de Azevedo, com a participação do supervisor de produção Bruno Santos Ferezin, a coordenadora de Produção, Adriane dos Reis Sousa e a analista de PCP, Pamela Louveira Gonzalez. O desenvolvimento ficou a cargo do analista e desenvolvedor Sidney Martins Neto.

“A ideia surgiu da necessidade de controlar o que é produzido, onde é produzido e quem produz, trazendo a real produtividade. Saímos de uma eficiência média de 40% para uma de quase 80% com esses controles. Isso proporcionou economia e desempenho”, explica Israel. 

Inicialmente, o controle industrial foi implantado em 2015, por meio de planilhas. O novo formato chegou para fortalecer a gestão, ampliar a visibilidade dos dados e apoiar a tomada de decisões estratégicas.

Pessoas no centro da estratégia

Para a empresa, investir em pessoas é tão estratégico quanto investir em máquinas e tecnologia.  Um ambiente de trabalho saudável, transparente e colaborativo, conforme aponta o último relatório de eNPS (Employee Net Promoter Score), faz parte da cultura da empresa e se reflete tanto na satisfação interna quanto na imagem das fábricas e das marcas.

Outro benefício entre os mais citados pelos colaboradores é a jornada de trabalho especial às sextas-feiras, quando o expediente é encerrado às 14h45. O modelo é viabilizado pela redução do intervalo de almoço ao longo da semana, sem uso de banco de horas.

A medida, segundo os colaboradores, contribui na organização da rotina, facilita o deslocamento, especialmente de quem depende de transporte coletivo, e amplia a qualidade de vida fora do ambiente de trabalho. 

Com esse conjunto de ações, o Grupo Cativa reforça seu posicionamento como uma empresa que cresce aliando inovação, eficiência produtiva e cuidado com quem faz o negócio acontecer.

🔗Acompanhe o Grupo Cativa no Instagram e no Linkedin!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *